EXPOSIÇÃO INÉDITA NO BRASIL, CHEGA NO PALLADIUM CURITIBA

A Exposição Insetos Gigantes chega ao Brasil pela primeira vez e retrata de forma lúdica e interativa a importância desses seres e seus diversos aspectos. A primeira cidade que irá receber esta maravilhosa atração é Curitiba, no Shopping Palladium.

Serão dez insetos animatrônicos de variados tamanhos. Animatrônicos são dispositivos robóticos desenvolvidos com o objetivo de reproduzir algum ser vivo, e é exatamente isso que irá encantar e maravilhar: abelhas, formigas, joaninhas, vaga-lumes e muitos outros animais que chegam a até 8 metros de diâmetro e 5 metros de altura, com som e movimento irão decorar os corredores do centro de compras curitibano.

A Exposição conta com placas informativas sobre cada uma das espécies, retratando além de suas características, os diversos efeitos positivos que estes animais proporcionam aos seres humanos, nos fornecendo alimentos, consumindo materiais em decomposição melhorando o solo, ajudando na polinização das plantas e distribuindo sementes. Elas mostram que os insetos também podem ser usados no controle de pragas e até mesmo em alguns compostos usados em medicamentos.

A mostra exibe: Formiga, Lagarta e Borboleta Monarca, Besouro Rinoceronte, Vagalume, Louva-a-Deus, Gafanhoto interativo para fotos, além de dois de seus predadores, a Aranha Tarântula e o Escorpião Negro.

A produção fica a cargo da Artbhz Produtora/Smartmix Brasil, empresa com mais de 40 anos de mercado, pioneira em Entretenimento Familiar para shoppings. A empresa também é responsável por outras grandes exposições de sucesso que circulam pelo país, como: O Corpo Humano, Mundo Jurássico, Xperience – Ciência e Diversão, Supergames, Brinquedoteka, Mar – Mistérios e Aventura, Nave Planetária entre outros.
Saiba mais sobre alguns dos mais incríveis insetos:
Formiga – As formigas são insetos encontrados em todas as localidades da biosfera, exceto nos polos. O planeta é delas, não adianta discutir. Os biólogos estimaram que 10 quatrilhões vivem no planeta. Isso, levando-se em conta uma população de 7,3 bilhões de pessoas, representa aproximadamente 1,4 milhão de formigas por ser humano na Terra. Vamos respeitá-las!

 

Abelha - O animal mais famoso pela capacidade de polinização e é de fato o mais eficiente por ter o voo mais rápido. Esses insetos são pequenos no tamanho, mas de uma importância gigante para toda a vida na Terra. Sem as abelhas, não perderíamos só o mel e os produtos agrícolas. A produção de animais para consumo sofreria grandes perdas, já que estes animais são herbívoros. A vida selvagem de uma forma geral também sofreria sem elas: a vegetação seria drasticamente reduzida e, assim, a vida em geral.
Aranha Caranguejeira – Um aracnídeo, reconhecida como a segunda maior tarântula do mundo e um dos maiores predadores dos insetos. Apesar de ser agressiva , não representa muitos riscos para o adulto. Podem viver até 15 anos e se alimentam baratas, gafanhotos, grilos, lagartixas, besouros, pequenos roedores, além de também terem comportamento canibalístico.
Libélula – As libélulas são predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente mosquitos e moscas.
Dentro do seu ecossistema, são bastante úteis no controlo das populações de mosquitos e das suas outras presas, prestando assim um serviço importante ao Homem.

 

Voltar