4 passos para dar presentes inesquecíveis

Variedades
  • 03/06/2020
  • #presente # dicas # #
  • Compartilhe:

Sorriso no rosto, coração feliz, entusiasmo e aquele abraço apertado! Um bom presente é capaz de tornar real os sentimentos mais carinhosos sobre outras pessoas.

Mas o que torna um presente especial pode ser relativo, porque aquilo que para algumas pessoas é muito valorizado, para outras não é tão importante assim. Conversamos com dezenas de pessoas, estudamos pesquisas científicas e trouxemos uma maneira fácil de refletir sobre o próximo presente inesquecível que você vai entregar – e isso não tem nada a ver com presentes caros, a não ser que você queira.

 

como dar presentes incríveis (2)

 

1. As pessoas envolvidas

Antes de começar a pensar em produtos, é preciso pensar na sua relação com a pessoa presenteada e nas características que você conhece sobre ela. Por exemplo, é fácil saber se ela gosta de ir ao cinema ou se curte comida japonesa. Entretanto, saber se ela é uma pessoa introvertida, que gosta de atividades em grupos pequenos, pode ser decisivo na hora de escolher entre uma experiência, serviço ou produto, e até mesmo dar um norte sobre o que comprar.

Traços de personalidade e momentos de convivência são pontos decisivos para boas descobertas. Afinal, nada mais especial do que uma pessoa que presta atenção de verdade nas nossas necessidades e demonstra esse carinho em forma de presente.

Perguntas boas para se fazer nessa etapa são: Que tipo de atividade faz essa pessoa feliz? O que faz parte da rotina dela?

 

como dar presentes incríveis (1)

 

2. Objetivo do presente

                Essa parte é muito simples! Você precisa escolher entre duas opções: um presente marcante ou um presente utilitário.

                Os presentes utilitários são aqueles que vão ser usados a médio ou longo prazo e que de alguma forma facilitam o dia a dia da pessoa presentada. Nem sempre a reação do presenteado vai ser de surpresa e emoção, pois podem ser itens simples. Mas o especial desse tipo de presente é outro: você vai ser lembrado por meses como alguém que acertou na escolha.

Exemplos: roupas e calçados, fones de ouvido, canetas coloridas, eletrodomésticos, maquiagem, artigos esportivos, acessórios para a casa, um pacote de massagens, entre outros.

                O presente marcante, por sua vez, deve ser usado em situações muito específicas. Ele serve para materializar um momento que já é especial por si só, ele é símbolo de algo maior. Seja uma formatura ou um aniversário de casamento, esse presente vem carregado de significado e emoção.

Exemplos: joias ou bijuterias, quadros decorativos, caneta, um jantar, flores, chocolates, fotos impressas, itens personalizados, entre outros.

E, é claro, presentes utilitários podem ser marcantes e vice-versa, como um livro de um assunto muito interessante e que representa algo entre vocês e que pode enfeitar uma estante na sala depois. Se você chegou nesse ponto, parabéns! Você arrasou!

 

como dar presentes incríveis (3)

 

3. O presente

Sim, estamos falando do bendito do presente faz tempo. Mas os porquês são tão importantes quanto o item por si mesmo. Agora que chegamos nessa etapa, saiba que o que as pessoas mais valorizam ao receber um presente já está feito: temos uma intenção por trás, o item é pensado especialmente para a pessoa.

O que entra em jogo agora é o verdadeiro desafio! A criatividade de buscar produtos não tão óbvios e que realmente transpassem tudo o que você planejou.

Uma dica para esse momento é diversificar as lojas dentro da proposta que você escolheu. Se sua decisão foi por itens para a casa, por exemplo, que tal montar um kit? Uma cumbuquinha para a pipoca, uma pantufa da cor preferida, uma manta que combine com a sala... Esses itens separados podem não ter tanto significado quanto todos eles juntos, e você pode remanejar seu kit de acordo com seu orçamento.

Sendo apenas um item especial ou um conjunto deles, o ponto principal para quem recebe é ter o sentimento que aquele presente foi pensado com carinho, especialmente para a pessoa.

como dar presentes incríveis (4)

 

4. O momento de entregar

                O principal já está feito, mas agora chegou a hora de encantar! A embalagem é o primeiro contato com o presente e faz parte da experiência. É mais legal rasgar o papel? Desfazer o laço? Abrir a caixa? Como o item que você escolheu pode ser descoberto da melhor forma? Escolha de acordo com o que você achar mais divertido para seu presente e de acordo com seu orçamento.

                Depois de todas as reflexões e de despender tempo e energia nessa escolha, temos certeza que você tem muito a dizer. Você pode colocar em uma carta escrita à mão todos os sentimentos que já tem, ou compartilhar com a pessoa seu processo para escolher o presente. Perceber todo o carinho que você trouxe para essa escolha com certeza deixará tudo ainda mais inesquecível.

 

 

Por fim, mas não menos importante, separamos dicas rápidas para evitar deslizes.

 

3 erros na hora de presentear

 

  • Comprar um item que não tem troca, mas que depende de numeração ou pode apresentar defeitos.
  • Esquecer de retirar a etiqueta de preço.
  • Não seguir a lista de presentes, quando há uma lista de presentes! Se a pessoa te contou o que ela está precisando, não tem erro, o caminho mais fácil é o caminho certo. Complemente o presente com um item extra que seja relacionado ou capriche na embalagem e na carta para tornar o momento especial.