Caixa de remédios: itens indispensáveis para se ter em casa

Saúde
  • 13/05/2020
  • #farmácia # drivethru # remédios # panvel
  • Compartilhe:

Importante, necessária, mas também pode ser perigosa. A caixinha de remédios ou de primeiros socorros é um item essencial em qualquer lar, mesmo naqueles que moram apenas adultos. Para descobrir tudo aquilo que não pode faltar na sua, conversamos com o Emanuel, gerente da farmácia Panvel do Shopping Palladium e enfermeiro por formação.

Imagem1 (1)

Para ele, a principal utilidade da caixa de primeiros socorros diz respeito aos curativos. Acidentes domésticos como queimaduras, cortes com faca, tesoura ou tombos sujeitam todas as pessoas a precisarem de cuidados imediatos. Doenças simples como gripes e resfriados também são comuns e podem precisar de tratamento com medicamentos.

Os itens essenciais

  • Gaze e esparadrapo: servem para limpar machucados, estancar um pequeno sangramento e finalizar o curativo. Devem ser guardados em suas embalagens originais para evitar a contaminação com sujeira, o que pode piorar o ferimento.
  • Termômetro: há uma variedade deles disponível no mercado, cada um com seus prós e contras. Podemos citar o analógico de mercúrio e o digital como os mais presentes em nossa rotina. Além deles, o infravermelho vem sendo usado em locais públicos para medir a temperatura das pessoas rapidamente, sem precisar de contato físico.
  • Remédios para dor e febre: quando tratamos de medicamentos é sempre preciso ter a prescrição de um profissional da saúde. Dipirona e Paracetamol podem ser o suficiente para completar sua caixinha, mas certifique-se com seu médico ou farmacêutico sobre a recomendação e evite a automedicação.
  • Água e sabão: esses itens provavelmente não estarão em sua caixa, mas sim em outros locais da casa. Vale a lembrança de considerá-los frente a qualquer emergência, pois são uma dupla muito eficiente na higienização de ferimentos e na prevenção de doenças e infecções.

Imagem2 (1)

Caixa de remédios completa

Outros itens podem ser interessantes caso você queira estar preparado para mais situações.

  • Pasta d’água: é um tratamento fácil que pode aliviar a dor e auxiliar na recuperação de queimaduras caseiras, como pode acontecer em acidentes na cozinha.
  • Efervescentes: servem para melhorar o mal-estar gástrico, sintoma muito conhecido para quem sofre de gastrite ou refluxo, mas que pode acontecer com qualquer pessoa. Basta misturar o comprimido em um copo de água, aguardar que dissolva e tomar.
  • Aparelho para medir pressão: conhecer a sua pressão arterial pode ser importante para diagnosticar doenças e acompanhar sua saúde. Em alguns momentos, pode ser necessário aferir em casa. Os aparelhos destinados a essa função possuem mais de um modelo, mas os mais indicados para sua caixinha de primeiros socorros podem ser o digital ou o de pulso, que são mais fáceis de usar.

Imagem3 (1)

Cuidados necessários

É essencial que sua caixinha de remédios esteja fora do alcance de crianças e onde adultos achem fácil, mas os cuidados não param por aí. Atente às condições de armazenamento de cada remédio, que costumam conservar melhor em ambientes secos e longe da luz. 

O medicamento na dose correta e para a finalidade correta certamente trará bons resultados no tratamento, mas a dose errada ou o medicamento errado podem inclusive agravar o quadro da pessoa doente.

O Emanuel, gerente da Panvel, ainda traz um aviso extra: é preciso tomar cuidado com medicamentos receitados por médicos para determinada finalidade, mas usados em casa depois sem supervisão de um profissional de saúde. Algumas doenças podem ter sintomas muito parecidos, mas são completamente diferentes. Evite a automedicação e esteja em contato com o profissional de sua confiança quando necessário.

Compra segura

Para completar a sua caixa de remédios sem correr riscos, a Panvel disponibiliza atendimento pelo Whatsapp e retirada pelo Drive-Thru do Palladium. O atendente irá separar suas compras e te encontrar no ponto de coleta, indicado em nosso estacionamento. Sem sair do carro você recebe sua sacola já higienizada e não há cobranças de taxas extras. 

Para entrar em contato com um atendente e consultar disponibilidade de produtos, preços e condições de pagamento, basta mandar uma mensagem no Whatsapp.

Whatsapp Panvel: (41) 99284-1799

Link para o whatsapp, caso você esteja em um celular: https://whats.link/lojapanvel